,

Arroz c’atum* com puré de ervilhas

Prometi um bolo de banana para esta semana, muito antes das festividades. No entanto, com todas as delícias do Natal, parece-me que a resolução de muitas pessoas para o início do ano é começar uma dieta 🙂
Sendo assim, esta semana o arroz c’atum será o prato de eleição.

prato final 2

Apesar da cachupa ser um prato que define o cabo-verdiano, o arroz c’atum é o prato que faz crescer água na boca de muitos cabo-verdianos.

Se existe um prato que define o sabor da minha infância, arrisco a nomear o arroz c’atum. Um prato tantas vezes esquecido como prato que tipicamente os cabo-verdianos consomem, mas que apenas pela sua pronúncia gera uma cascata de água na boca e o brilho no olhar de qualquer cabo-verdiano. Melhor ainda, se vier acompanhada da famosa “cocorota**”.

A felicidade que nos invadia quando sentíamos o cheiro do refogado com atum, com a apreensão de quem iria servir-se por último, de modo a ter a proporção perfeita entre o arroz macio e solto, e o aglomerado crocante de arroz era latente.

ingredientes e arroz

Aqui apresentarei a receita com todos os ingredientes utilizados pela minha prima, mas um dos ingredientes será uma componente diferente que é o puré de ervilha.

*Titulo retirado do livro de Maria de Lourdes Chantre, Cozinha de Cabo Verde.

**aglomerado de arroz crocante que se agarra ao fundo do tacho.

Arroz c’atum com puré de ervilha

Para 2 pessoas:

Arroz:

1 lata de atum grande ou 250 g de atum fresco
200 g de arroz
400 ml de água
1 tomate médio
1 cebola média
2 grãos malagueta
2 dentes de alho
1 ½ colher de chá de paprika
1 folha de louro
Pimentos encarnados e verdes q.b.
Azeite q.b
Sal q.b.
Coentros (opcional)
Chouriço (opcional)

Puré de ervilhas (Adaptado do chef Henrique Sá Pessoa):

200 g Ervilhas
50 g de manteiga
50 ml de natas
1 limão
Azeite q.b.
Sal q.b.
Salsa picada q.b.

3 colagens

Arroz: Aqueça o azeite num tacho e junte o chouriço aos cubos. Pique a cebola aos cubos e o alho e adicione ao azeite aquecido com chouriço. Quando a cebola estiver com uma cor dourada, adicione o tomate e os pimentos aos cubos. Adicione a paprika, as malaguetas e o louro. Deixe refogar e adicione metade da quantidade do atum. Em seguida, adicione o arroz e mexe até o arroz estiver quase translúcido e adicione a água. Deixe a água do arroz levantar fervura e adicione o restante atum. Quando a água estiver quase seca, reduza o lume e deixe o arroz terminar de cozer.

Puré de ervilha: Coloque a manteiga, a salsa e raspa do limão num tacho e deixe aquecer. Adicione as ervilhas e deixe cozer em lume baixo. Quando as ervilhas estiverem cozidas, retire e coloque a mistura no copo para bater com a varinha mágica. Junte as natas e bata com a varinha até obter um molho cremoso.

Sirva o arroz com o puré de ervilha. Se preferir pode servir ainda com uma salada de tomate e cebola.

Ervilhas 2

Share

One comment

  1. sikis izle
    8 Maio, 2016 at 4:15

    Olá e obrigado por este blog é uma verdadeira inspiração ..

Comentário

O seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios são marcados com *