,

Bolo de banana

Uma das frutas que mais consumíamos quando era criança era a banana. Talvez, por isso hoje seja das frutas que menos gosto (acho eu!). No entanto, muitas vezes sinto a falta do doce da banana e da sua textura pastosa. Por ser uma das frutas mais consumidas em Cabo Verde, existem diversas receitas com essa fruta. O bolo de banana era uma das receitas feitas sempre em minha casa em festas importantes ou quando alguém muito querido ia visitar-nos.

bolo banana

O bolo de banana com a sua calda de açúcar quase amarga, e as bananas que se caramelizam enquanto o bolo coze, ao mesmo tempo fundindo a massa de bolo com o sabor das bananas maduras cozidas, inundavam a casa com o delicioso cheiro a banana, açúcar e ovos. Normalmente, acompanhávamos o bolo com café e leite e os adultos com um café da ilha do Fogo bem forte. O amargo do café nunca me atraiu para o beber (a não ser claro para tirar a cor branca do leite, onde eu adicionava uma colher de chá de café) mas o cheiro é quase indescritível. Ficava entretida a devorar o meu bolo, a deixar-me inundar pelo cheiro de café e a ouvir as histórias do tal “alguém muito querido”. Mesmo que essa pessoa vivesse na Praia ou fosse uma vizinha que eu menos via achava as histórias fascinantes e imaginava sempre a vida dessa pessoa como uma heroína (não me perguntem porquê, mas eu não sei porque achava isso das pessoas).

ingredientes horizontal

Com isto, partilho aqui mais uma fatia muito doce da minha infância. Tomei a liberdade de adicionar salpicos de chocolate, sei que para alguns será uma novidade e para outros um desperdício total mas não deixem de experimentar quer se enquadrem no primeiro ou no segundo grupo.

padas bolo banana

Bolo de banana com chocolate

Para o caramelo:
100 g de açúcar
100 ml de água

Para o bolo:
6 bananas
70 g de açúcar
200 g de farinha de trigo
100 g de manteiga
4 ovos
10 colheres de sopa de leite
2 colheres de sopa de chá fermento
1 colher de café de canela

Ganache de chocolate (opcional):
200 g de chocolate amargo
120 ml de leite
1 colher de sopa de manteiga

canela e bolo

Para o caramelo: Em uma panela alta adicione o açúcar e leve ao fogo médio. Adicione a água e dissolva o açúcar. Mexa em movimentos circulares até se formar o caramelo. Deite na forma e distribua o caramelo de forma homogénea. Corte as bananas e forre a forma, adicione as bananas ainda com o caramelo quente assim auxilia na fixação da banana na forma.

Para o bolo: Pré-aqueça o forno a 180ºC. Bata as gemas do ovo e o açúcar. Quando obtiver uma mistura esbranquiçada, adicione o leite e a canela. Misture a farinha e o fermento no preparado. Numa outra taça, bata as claras em castelo. Envolva as claras e a mistura e mexa até ficar uma mistura  homogénea.
Despeje a massa forma prepara. Leve ao forno durante aproximadamente 40 minutos. Retire do forno e transfira para um prato fundo.

Ganache de chocolate: Em banho-maria, derreta o chocolate com a manteiga. Adicione o leite e mexa delicadamente até obter um creme homogéneo e brilhante. Retire do lume e sirva com o bolo.

Bolo banana chocolate

 

Share

Comentário

O seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios são marcados com *