Pastéis de milho com recheio de atum

A base da alimentação da cozinha cabo-verdiana é o milho. Esse cereal é utilizado para produzir vários pratos, desde aperitivos a sobremesas. Os pastéis de milho são muito apreciados como aperitivos ou até mesmo como um lanche de final de tarde acompanhada por uma “fresquinha*” de calabaceira (fruta proveniente do imbondeiro) vendidos à beira da praia.

pastéis de milho

Não tenho memória de se fazerem esses pastéis em minha casa, mas sempre que íamos à praia era o nosso lanche. Era tanta a felicidade de estarmos com os pés na areia e de sentir as ondulações das ondas que, só ao final da tarde, nos lembrávamos que estávamos exaustos das brincadeiras à beira-mar por nos apercebermos que a senhora que fazia esses pastéis tinha chegado à praia.

Deixávamos o nosso posto perto do mar e voltávamos toda a atenção para ela. Assistíamos com paciência à senhora a montar a sua área de trabalho. Primeiro colocava uma tábua de madeira no chão que estabilizava com pedras e areia. De seguida ligava um campingaz da Shell e, por último, um pequeno bidão de ferro sem tampa, com uma abertura à frente, de modo a poder manusear a frigideira e os pastéis enquanto fritavam. A partir daí a delícia tomava conta do nosso paladar.

ingredientes

Pastéis de milho com recheio de atum

Massa:
500 gr. de batata doce
250 gr. de farinha de milho
Sal q.b.

Recheio:
1 lata de atum ou 200 g de atum fresco
1 cebola pequena
1 tomate pequeno
1 dente de alho
3 folhas de manjericão
1 colher de sopa de polpa de tomate
1 folha de louro pequena
Azeite
Pimenta q.b.
Sal q.b.

 

Coza a batata-doce com casca em água e sal. De seguida descasque e esmague a batata-doce com a ajuda de um garfo e adicione a farinha de milho. Forme uma massa consistente  e reserve.
Refogue a cebola e o alho picado em azeite. Junte a pimenta, a folha de louro e o tomate picado e deixe refogar. Junte o atum e polpa de tomate e deixe refogar em lume brando. Retifique os temperos a gosto, junte o manjericão fresco picado e apague o lume.
Faça pequenos círculos de massa e com a ajuda de um plástico ou pano humedecido estenda pequenas porções da massa com a palma da mão. Coloque o recheio no centro e feche a massa dobrando-a sobre si mesma.
Frite em óleo abundante até os pastéis ficarem dourados.

recheio

* Fresquinha = sorvete

Share

2 comments on “Pastéis de milho com recheio de atum

  1. Valéria Custódio
    24 Outubro, 2016 at 18:53

    Ainda bem que gostou dos pastéis de milho, são uma perdição 🙂

Comentário

O seu e-mail não será divulgado. Campos obrigatórios são marcados com *